Você está se perguntando “Como colocar minha empresa no Google?”, a GoMake tem a resposta! Vivemos no século digitalizado cujo é imprescindível falarmos sobre marketing digital, mais precisamente sobre links patrocinados do Google. O crescimento acelerado das cidades e empresas no mundo inteiro levaram o empresário a optar não somente pelo modelo de negócio físico, mas percebeu-se que não estar no mundo digitalizado é uma grande oportunidade para deixar de elevar as receitas consideravelmente.
Empresas que anunciam no Google crescem rapidamente
Segundo a revista Exame, no Brasil, as ferramentas de anúncios da empresa norte-americana Google atenderam em 2018 mais de 60.000 empresas e organizações usando plataforma como Google Ads para anunciar em sites ou para aparecer na rede de pesquisa, o buscador. E pelo Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil, as ferramentas de busca ajudaram a movimentar 41 bilhões de reais em atividade econômica no Brasil para essas empresas no ano de 2018
O Google Ads ou Adwords (como era chamado) é a plataforma de links patrocinados do Google, uma espécie de anúncios que as marcas fazem para divulgar online seus produtos ou serviços. Você já deve ter observado enquanto navegava em alguns sites, banners de propaganda que aparecem e muitas vezes, de forma assertiva, é exibido algo que você está procurando ou então que já procurou recentemente. Uma empresa também pode aparecer pelo buscador de rede de pesquisa, ou seja, quando uma pessoa busca um produto ou serviço específico pelo buscador do Google, os primeiros resultados da página são reservados para anunciantes de forma que os mesmos só serão cobrados quando o usuário praticar uma ação como clicar.
Posicionamento da sua empresa no Google
O Rank do Google ou classificação dos anúncios para essa disputa da primeira posição e das outras sucessoras tem como base dois fatores: Custo por clique e índice de qualidade. Para existir uma concorrência mais justa entre os anunciantes, a extraordinária ferramenta com uma elevada inteligência artificial detecta quando o usuário encontrou o que realmente procurava e, com diversos critérios, dá uma nota (índice de qualidade) para o anúncio. Resumindo, se definirmos como qualidade, os anúncios que realmente mostram o que o usuário está buscando, o custo pelo clique vai ser menor. Isso significa que com um bom acompanhamento de campanha, com alto índice de qualidade, você poderá ter um custo por clique bem menor e um bom posicionamento no Google já que você não está forçando os usuários a verem algo que diverge mas sim o que eles realmente estão procurando.
Sendo o maior site de pesquisas do mundo, hoje o Google possui quatro principais tipos de anúncios:
Anúncio em Rede de pesquisa
Consiste em anunciar no buscador, ou seja, ao realizar uma pesquisa sobre restaurantes em São Paulo, os primeiros resultados da pesquisa serão anúncios de empresas que utilizam o Google Ads e que preferem aparecer em locais de destaque, sendo vistos acima dos demais. Indicado para todo tipo de empresa que deseja anunciar seu produto ou serviço.
Anúncio em Google Shopping
Sem entrar em algum site específico, o usuário pode ver um carrossel de imagens e preços (como uma vitrine digital), podendo comparar os produtos ou serviços antes de executar uma ação, como clique. Indicado principalmente para quem tem preços competitivos e podem tirar proveito dos concorrentes.
Anúncio em Rede de Display
Permite a criação de anúncios de texto, gráfico, interativo e em vídeo nos sites parceiros do Google de notícias, blogs e etc. Enquanto a rede de pesquisa é mais voltada para palavras-chave, ou seja, o que as pessoas buscam, a rede de display possibilita segmentar anúncios através do sexo, tópicos, interesses, idade ou canais específicos para anunciar. Os anúncios serão exibidos em websites que sejam relevantes para o que você estiver vendendo e apenas para um público que ficará realmente interessado.
Essa ferramenta também permite o Remarketing. Ele é aquele famoso anúncio que aparece para você depois que você procura algum produto específico, por exemplo, um tênis de uma marca específica. Não é coincidência, a inteligência da ferramenta tem a opção de mostrar o anúncio para as pessoas que já visitaram seu site ou seu produto de uma página específica para não deixar elas esquecerem do seu produto.
Anúncio em Youtube
O YouTube é uma plataforma que se popularizou com a quantidade de vídeos. Com a era digital, abriu portas para empresas conseguirem expor marcas, produtos e serviços através de anúncios também. São dois modelos de anúncios do YouTube. O In-Stream que são vídeos de até 30 segundos reproduzidos antes de iniciar o vídeo que o usuário deseja visualizar e o TrueView no buscador, que é muito similar a rede de pesquisa do Google, fazendo que seu vídeo apareça de acordo com o que é pesquisado. Indicado para empresas que gostariam de chamar atenção do cliente através de vídeos, porém exigem um maior investimento por conta de sua produção.
Finalmente, como colocar minha empresa no Google?
Um primeiro passo muito simples de se fazer, afinal, para anunciar no Google não é necessário nada além de um e-mail para vincular sua conta, assim permitindo também registrar no Google Meu Negócio para que pessoas das proximidades do seu negócio local te encontrem, através de links patrocinados ou apenas ser exibido no mapa. Os anúncios geralmente são feitos por profissionais especialistas em links patrocinados, uma Agência Google Adwords pode ser ideal para elevar os resultados da sua empresa, visto que, nela existem profissionais qualificados e certificados lidando com vários modelos de negócios diferentes todos os dias, podendo ter uma visão mais ampla do mercado como um todo, além de fazer um acompanhamento de campanha adequado e exibindo os relatórios de alta performance ao final de cada período.
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