O Marketing Digital é um conjunto de atividades que a empresa (ou até mesmo uma pessoa) executa de forma online, com o intuito de atrair novas possibilidades de negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade no mundo da internet. No meio de suas principais aproximações estão o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, por exemplo.
Para muitos, o verdadeiro conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro. No entanto, para outras pessoas, pode ser muito subjetivo. Diante disso, surgem algumas questões, por exemplo, como absorver um assunto tão amplo? Por mínima que seja, qualquer ação tomada pela empresa na internet, pode ser qualificada como Marketing Digital?
Por essas questões, a GoMake decidiu ajudá-los, para que não restassem dúvidas a respeito das utilidades e do crescimento que o Marketing Digital proporcionará nos próximos anos. Além disso, muitas pessoas já estão sabendo, e você não pode ficar de fora.
Com um conteúdo completo, você irá compreender exatamente os principais conceitos, os benefícios, as estratégias de Marketing Digital que serão desenvolvidas e como sua empresa poderá se aproveitar. Atualmente, o Marketing Digital tem sido o principal modelo no mundo do marketing, isso porque, esse termo é utilizado com o intuito de resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.
Através dos canais digitais por exemplo, blogs, sites, mídias sociais, e-mails, entre outros, diversas empresas procuram selecionar os desejos dos clientes e também dos potenciais clientes. Ou seja, estamos falando de um processo social, algo que irá depender apenas do acordo de ambas as partes, o vendedor e o consumidor.
Como aplicar os conceitos do Marketing Digital para Empresas?
O Marketing Digital pode ser praticado por todos, ou seja, pessoas, empresas, universidades, etc. De forma que os fatores que, normalmente, influenciam as pessoas na hora de efetuar uma compra ou vender algo. Além disso, cada um deve fazer pelos meios que possui, para assim encontrar as oportunidades certas!
No vídeo abaixo, a GoMake dá uma dica importante para você saber se o seu site está aparecendo no Google! Faça agora você mesmo!
Através do conceito original de marketing , podemos adicionar uma camada de internet. Resumidamente, esse é o foco do Marketing Digital. Ou seja, ferramentas digitais que envolvem computadores, e sua principal forma de diálogo é a internet.
Atualmente, devido ao grande fluxo de diálogos que a internet pode propiciar, favorece diversas estratégias. Por exemplo, como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), de Inbound Marketing e até através do Marketing de Conteúdo. Todas serão explicadas no próximo tópico.
Isso fica evidente quando a empresa busca um aumento nas vendas, por exemplo. Para se alcançar isso, deve-se fortalecer a marca e uma incessante busca por melhores vendas. Em todos esses objetivos, o Marketing Digital para empresas será um grande aliado para alcançá-los.
Portanto, esses meios digitais, definitivamente, são as melhores formas para se observar a efetividade das ações. Isso porque, o Marketing Digital possui ótimas maneiras para calcular retornos sobre cada investimento, além disso, definir métricas mais claras e fáceis de medir. Além disso, há maneiras para anunciar sua empresa no Google, através do Google Ads. Quer saber mais como? Veja nosso post sobre essa ferramenta!
Os principais conceitos no mundo do Marketing Digital para Empresas
Assim como cada especialização tem suas especificidades, o Marketing Digital é mundo de ferramentas e estratégias. Assim, para começar, iremos comentar sobre alguns dos principais termos para um bom Marketing Digital para Empresas.
Persona
Diferentemente de estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas. Ou seja, elas são baseadas nos seus consumidores reais, mas que representam o comprador ideal. De tal maneira que você pode criar ações segmentadas diretamente para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.
Lead
Os Leads são, de forma geral, oportunidades de negócio. Ou seja, os contatos que deixam suas informações-chave para você entrar em contato, seja para fechar uma compra, ou que ainda não decidiram, mas algo os chamou atenção. Assim, eles se tornam compradores em potencial. Permitindo que você possa enviar informações relevantes, para que enfim eles estejam prontos para realizar a compra.
Funil de Vendas para o Marketing Digital para Empresas
O Funil de Vendas são as etapas pelas quais o comprador passa durante o processo de compra. Ou seja, desde a intenção de compra, passando pela consideração e indo até a decisão.
CRM
CRM (Customer Relationship Management) são softwares capazes de realizar uma gestão eficaz da relação empresa/cliente. Existem diversas funcionalidades que esses softwares apresentam, de maneira que as principais são: o cadastro de clientes e informações, contatos realizados com a empresa e follow-ups.
Landing Page
Landing Pages são as páginas com o objetivo de capturar de leads. Basicamente, querem capturar a atenção do consumidor e conseguir uma forma de contato com este. Nestas páginas, normalmente são oferecidas algum tipo de conteúdo de valor, para que, em troca, os visitantes deixem suas informações de contato. Assim, se tornando Leads qualificados.
SEO
SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de ações que contribuem para um potencial maior de seus conteúdos. Afim de aumentar o seu ranquemento nos motores de busca, como por exemplo, o Google. Essas técnicas ajudam você e seu site a cumprir pré-requisitos exigidos por estes mencionados anteriormente. Atualmente, os motores de busca oferecem os melhores resultados para uma maior experiência do usuário.
CMS
CMS são Sistemas de Gestão de Conteúdos. De forma geral, são ferramentas que permitem que você crie, edite e publique seus conteúdos na internet, de maneira simples. Normalmente, não são necessários grandes conhecimentos técnicos em programação. Assim,você cria sites e outros portais de maneira simplificada. Um grande exemplo são as plataformas WordPress.
CTA
Os Calls-to-Action são os botões que direcionam a ação que a pessoa em seu site deve realizar em determinada página. Por exemplo, um botão para entrar em contato diretamente pelo WhatsApp. Assim, eles poderão seguir com o funil de vendas e por fim, possam realizar a compra ou contratação de um serviço.
Todas essas dicas falam sobre o correto uso do Marketing Digital para Empresas. Portanto, caso ainda tenha dúvidas ou precise de algum trabalho para o marketing de sua empresa, entre em contato com a GoMake hoje mesmo!