Como escolher uma Agência Digital – 5 itens para se considerar
Saiba quais os pontos mais importantes para analisar na hora de contratar a melhor Agência Digital para o seu negócio.
Para que um empreendimento tenha sucesso, cada pessoa envolvida deve fazer o trabalho que lhe corresponde. Não adianta chamar um desenvolvedor de sites para pintar a fachada do seu escritório, não é mesmo? Além do resultado provavelmente ficar longe do desejado, o funcionário terá gasto tempo que poderia ser melhor aplicado.
As Agências Digitais existem exatamente para liberar um tempo precioso que você pode usar mais eficientemente no aprimoramento de seu produto ou serviço. Nossa especialidade é criar e executar o melhor plano de estratégia para o crescimento da sua marca!
Mas antes de fechar parceria com a primeira agência que encontrar no Google ou com aquela outra do seu primo, é necessário analisar alguns itens:
1) Qual o problema a ser resolvido?
Quando as metas do seu negócio não estão sendo atingidas, é preciso identificar quais as falhas na estratégia atual e como remediá-las. Veja se o site da sua loja virtual está com o melhor design possível ou que suas campanhas de marketing digital não entreguem a quantidade de clientes.
Caso você não descubra o que não está funcionando, envolver uma Agência Digital no processo se torna ainda mais importante. São elas que sabem exatamente como analisar os pontos fracos (e fortes) do seu negócio e como corrigi-los (ou aprimorá-los), de acordo com os seus objetivos.
Nesse caso, ganha mais pontos a Agência que possuir mais serviços para oferecer, o que me leva ao próximo item:
2) Quais soluções a Agência proporciona?
Definidos os problemas que precisam ser trabalhados. O próximo passo é saber se a Agência Digital em questão oferece os serviços que se encaixam nas suas necessidades. Seguindo os exemplos acima, seria fundamental contratar uma agência especialista em otimização e performance do seu site. Com uma forte equipe de marketing, que saiba aplicar técnicas, por exemplo, Inbound Marketing, práticas de SEO, Social Media, etc.
Normalmente, não é só um fato isolado que está impedindo o avanço do seu negócio, porém, uma série de problemas ao mesmo tempo. Nestes casos, busque a Agência que te proporcionará uma solução completa e integrada. Ou seja, que possua um time capaz de trabalhar coordenadamente para corrigir as falhas existentes no momento. Assim, você economiza por não precisar contratar mais de uma empresa para solucionar esses problemas.
Atente-se também para quais inovações a Agência traz – se ela está atualizada com as tendências de estratégia de mercado e, especificamente, com a área do seu empreendimento.
3) Como a Agência implementa para si os serviços que você precisa?
Na hora de contratar uma empresa para prestar determinado trabalho, raramente se tem a oportunidade de conferir como esse fornecedor utiliza do seu próprio know-how. Porém, é fácil avaliar a qualidade do trabalho de uma Agência Digital porque ela mesma precisa dos serviços que oferta.
Assim, ainda que ela seja emergente no mercado, com poucos cases, é possível julgar sua criação de site, seu marketing digital, o conteúdo das postagens do seu blog, seu rankeamento nas pesquisas do Google, sua presença nas Redes Sociais, etc.
Sua empresa é o possível cliente da Agência, então, se ela conseguiu agradar a você, as chances de ela também agradar os clientes da sua marca já são bem altas.
4) Atendimento prestado pela Agência Digital
Uma Agência estará lidando de maneira tão próxima dos seus clientes precisará também contar com uma boa comunicação ao tratar de assuntos com a sua empresa.
Além de gentileza e boa vontade, também deve existir um bom entendimento entre as partes para que os esforços se deem de maneira eficiente e agradável. Tais características devem estar presentes desde as primeiras conversas.
5) Custo/benefício
Ao contratar uma Agência Digital, você deve considerar que está investindo e não gastando. Como esse investimento refletirá no sucesso da sua marca, não escolha simplesmente a mais barata que encontrar, pois muito dificilmente ela vai garantir entrega de resultados da maneira que você espera. Isso não significa que você deva contratar a Agência mais cara (que pode não ser o que você precisa).
O segredo é aplicar seu capital com inteligência e equilíbrio, considerando os serviços que precisará contratar. A qualidade do trabalho da Agência Digital e o quanto os resultados alcançados renderão à sua empresa no futuro.
Tendo analisado todos esses pontos, ficará muito mais fácil de escolher a Agência Digital que melhor se adequa às suas necessidades e, assim, alavancar as vendas do seu negócio!