Neste post, iremos tratar sobre um dos produtos da enorme plataforma do Google, o Google Ads (antigo Google Adwords). Primeiramente, devemos ressaltar que o Google Ads é uma das ferramentas que mais geram receitas no mundo do marketing digital. Portanto, o que é o Google Ads? Como ele funciona? Conte com a GoMake para entender melhor esta plataforma.
Pouco tempo atrás, o Google fez um tremendo barulho ao anunciar novas estratégias para sua plataforma de anúncios pagos. A grande revelação foi a troca do nome desta ferramenta, o antigo Google Adwords se tornou o Google Ads!
Como funciona Google Ads
Provavelmente você já ouvir falar nesse nome, uma plataforma que, nos últimos anos, ganhou muito atenção por parte da empresa. Esta plataforma é uma grande aliada para empresas que trabalham com links patrocinados. Ou seja, quando você pesquisa algo no Google, por exemplo: links patrocinados, milhões de resultados relacionados serão entregues para você. No entanto, você, provavelmente, irá entrar em algum dos primeiros resultados.
Basicamente, as empresas investem para que suas páginas sejam bem ranqueadas, ou seja, apareçam no topo da lista para pesquisas com suas palavras-chave. Portanto, as tornam mais vistas dentro do Google.
Uma grande vantagem do Google Ads
A grande vantagem do Ads é que ele se baseia em desempenho. Quanto melhor trabalhar, melhores resultados vai obter. O investimento nesta plataforma é também chamado de PPC (Pay-Per-Click), ou seja, a empresa só irá pagar ao Google, se o público clicar em seu anúncio. Você deve pensar que, atualmente, o Google domina as pesquisas na internet, quando comparado com outros mecanismos de busca. Portanto, milhões de pessoas acessam o site de pesquisa em busca de milhares de produtos, serviços, notícias, etc.
Ou seja, toda pessoa busca por algo específico, portanto, essa atitude mostra que ela tem uma intenção. Nesse momento, a pessoa diz tudo o que ela está procurando. Por exemplo, ela informa qual produto está querendo comprar. Além disso, se está procurando, é porque deseja que essa compra seja realizada rapidamente. Dessa forma, fica fácil entender qual a importância do Google Ads e quanto ele pode trazer de lucros.
Para questão de estimativas, no período de um mês, o Google pode chegar, facilmente, a 100 bilhões de pesquisas. Sim, são muitas pesquisas, agora imagine que essas pessoas vão sempre receber anúncios relacionados aos assuntos pesquisados. Ou seja, cada empresa está pagando para o Google mostrá-las. Portanto, assim já podemos tem uma ideia do quanto o Google fatura somente com os anúncios. Isso porque, o Google gera 1$ a cada 3$ investidos em propagandas na internet.
Existe um meio para estar na primeira página do Google sem pagar?
Sim, existe. A GoMake é especialista em Marketing Digital e possui o Know-How para alavancar sua empresa no Google. No entanto, aparecer na página principal do Google não é para muitos. Uma vez que, são milhões de resultados relacionados à palavra-chave que você utilizou para iniciar a busca. Portanto, o próprio Google irá decidir quem deve aparecer nestes resultados. Os primeiros resultados que o Google irá apresentar, sem contar com os anúncios, são os resultados orgânicos
Como isso é possível?
Eles respeitam as regras que o Google impõe para seus conteúdos, tornando-os assim, qualificados para estarem ali. Por exemplo, a principal ferramenta que o Google utiliza para leitura de seu site, é o SEO (Search Engine Optimization). Por sua vez, o SEO é a otimização feita nas páginas para que elas consigam estes melhores lugares de ranqueamento das ferramentas de busca. Não deixe de ver outro post, que nós da GoMake fizemos sobre o SEO, uma de nossas qualificações no Marketing Digital
No entanto, não é tão simples quanto parece. É necessário todo um histórico no Google, ele irá ler seu site e todas as suas páginas. Portanto, seu site deve ser otimizado, principalmente, além de possuir um conteúdo que o faça ser facilmente localizado. Uma das plataformas que vem sendo muito beneficiada com esses primeiros resultados, é a de criação de sites WordPress. Além disso, é uma das plataformas que a GoMake é especialista sobre, portanto, venha nos conhecer!
O Google sempre irá dar preferência às grandes marcas em seu ranqueamento de busca orgânica. Portanto, isso torna as coisas um pouco mais difíceis. Entretanto, o próprio Google fornece um meio para você “trapacear” e aparecer como um dos primeiros resultados. Isso é exatamente para o que a plataforma do Google Ads é pensada. Ela fornece ao empreendedor a possibilidade de crescimento de sua empresa em um dos ambientes que mais possui fluxo, ou seja, a internet.
O que são os links patrocinados do Google Ads?
Agora, vamos resumir como estes anúncios são mostrados na página de pesquisa do Google. Portanto, vamos explicar o que é um link patrocinado.
Imagine a situação, você precisa encontrar rapidamente um plano de celular para você. Por exemplo, se você não possui um plano, ou precisa comparar preços e etc, você simplesmente pode jogar no Google e fazer uma pesquisa. Nesta situação, você escreve plano de celular para começar as pesquisas. Por fim, você recebe estes resultados, por exemplo.
Com base nesta situação fictícia, podemos explicar melhor os resultados que o buscador nos traz. Como dito antes, os resultados que aparecem no topo são os anúncios pagos através do Google Ads para esta palavra-chave e relacionadas. Por outro lado, os resultados abaixo, são os resultados da pesquisa orgânica do Google. Portanto, eles são bem ranqueados no segmento da palavra-chave pesquisada.
No entanto, vale ressaltar que para resultados de busca orgânica, o Google sempre irá dar preferência às grandes marcas em seu ranqueamento. Isso por conta da força que a marca possui no mercado, além de seus conteúdos.
Google ads como usar?
Bom, independente do tamanho de sua empresa ou segmento, você certamente já percebeu alguma necessidade de estar na briga pelas posições no ranking de pesquisa do Google. Portanto, pode-se afirmar que o Google Ads é a ferramenta que você precisa. Os tipos de segmentação que o Google Ads oferece são dos mais variados, além disso, os anúncios podem ser feitos no momento de maior interesse do público-alvo.
Portanto, fazendo com que os anúncios sejam ainda mais eficazes. Por exemplo, uma das formas de alcançar o púbico-alvo acontece através das palavras-chave. O buscador vai disponibilizar anúncios e páginas que tenham a ver com a busca do usuário. Uma outra maneira da palavra-chave ser utilizada é por meio das sugestões, que se baseiam em buscas já realizadas pelo usuário e mostram opções e assuntos semelhantes. Por exemplo, essas informações ficam no histórico de navegação.
Além dessas funcionalidades, o Google Ads possui inúmeras outras funções que irão auxiliar o usuário para melhor alcançar suas metas.
Algumas funcionalidades da plataforma
Segmentação por Tópicos e Canais
Nesta funcionalidade, você irá encontrar uma opção para escolher um tópico específico. Ou seja, isso permite que você faça anúncios em diversos sites que abordam o mesmo tópico. Portanto, direcionando o seu conteúdo para um público de real interesse. Além disso, uma outra opção é escolher os sites mais acessados pela sua persona e colocar seus anúncios por lá.
Caso você escolha por uma técnica que atinja o seu público-alvo desejado. Por meio deste tipo de técnica, ela exibirá seus anúncios em websites que não sejam diretamente ligados aos seus produtos ou serviços oferecidos, porém, irão ter alguma relação com o seu público-alvo.
Local de Exibição do Anúncio
Você pode escolher em que local quer que os seus anúncios apareçam. Sites pessoais ou comerciais, por exemplo. Além disso, também nas próprias ferramentas de buscas. Além disso, o público-alvo poderá ser escolhido pela idade, localização geográfica e pelo idioma. Uma outra ferramenta muito importante é escolher os horários ou os dias da semana em que seus anúncios serão exibidos. Além disso, a frequência com que eles vão aparecer também pode ser escolhida antecipadamente.
A plataforma permite que os anúncios sejam exibidos em computadores, smartphones, tablets e laptops. Portanto, cabe à empresa decidir em quais formatos ela quer que sejam incluídos.
Controle de Investimento
O controle dos investimentos que o Google Ads possui é muito convincente. Ou seja, ele permite que você decida os investimentos que serão feitos por mês, por dia e até mesmo por campanha. Além disso, permitirá configurar diversos pontos. Por exemplo, fazer com que a cobrança seja feita após um determinado número de cliques ou apenas quando acontecer a conversão. Além disso, é possível optar pela cobrança por CPM.
O CPM é uma forma de investir no Google Ads parecida com o PPC (Pay-Per-Click). Entretanto, o usuário somente irá pagar o valor de seus anúncios depois de quando forem geradas 1000 impressões. De acordo com o próprio Google Ads, aqui está a definição de uma impressão:
A frequência com que seu anúncio é exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que seu anúncio é exibido em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google.
- Sempre que seu anúncio é exibido no Google ou na Rede do Google, uma impressão é contabilizada.
- Em alguns casos, é possível exibir somente uma seção do seu anúncio. Por exemplo, no Google Maps, exibimos somente o nome e o local da sua empresa ou somente o nome da sua empresa e a primeira linha do texto do anúncio.
- No entanto, quando alguém faz uma pesquisa usando o Google Instant, uma impressão pode ser contabilizada quando uma destas situações ocorre:
- A pessoa começa a digitar e então clica em qualquer lugar da página, como em um resultado de pesquisa, um anúncio ou uma pesquisa relacionada
- A pessoa digita uma pesquisa e clica no botão “Pesquisar”, pressiona Enter ou seleciona uma consulta prevista no menu suspenso
- A pessoa para de digitar, e os resultados são exibidos por pelo menos três segundos
- Às vezes, você verá a abreviação “Impr.” na sua conta mostrando o número de impressões do seu anúncio.
Uma outra grande vantagem desta plataforma, em relação ao controle do investimento, é a avaliação do ROI (Retorno sobre o Investimento). Ou seja, ela permite que o anunciante consiga informações importantes sobre como o público está reagindo diante de seus anúncios.
Conversões Google Ads
A partir de conversão, pode-se entender como o preenchimento de um formulário, por exemplo. Ou seja, irá permitir que você envie algum material relevante para o usuário, realizar compras, fazer o download de algum material ou aplicativo que sua marca ofereça. Portanto, é muito importante que sua página possua um objetivo claro. A partir desta técnica de enviar materiais para determinados e-mails obtidos em um formulário que foi preenchido, irá permitir o remarketing. Ou seja, ele permite que você sempre envie novos produtos, serviços, entre outros. Ou seja, você dificilmente, irá perder seu lead.
O importante é que todo o passo a passo poderá ser acompanhado, permitindo que você saiba exatamente qual está sendo o seu ROI na plataforma Ads. Além disso, irá contar com uma excelente precisão para saber quais anúncios estão recebendo mais cliques, e quais não estão fazendo muito sucesso entre o público. Ou seja, você poderá mensurar quantidades. Por exemplo, quantos cliques foram dados, as impressões registradas e identificar os usuários que clicaram no anúncio e realizaram algum tipo de conversão.
Os anúncios que estão obtendo resultados poderão ser sua prioridade, e os que não estão trazendo tanto retorno poderão passar por alguns testes, até que cheguem ao ponto certo para atrair seu público. Além disso, uma outra forma de se mensura seus anúncios com o Google Ads, é ter o número de ligações feitas a partir de seu anúncio mobile, Além disso, conhecer o custo necessário para que os anúncios comecem a gerar conversões.
Em relação ao custo dos investimentos no Google Ads
Quando você faz uma comparação de outras formas de publicidade com o AdWords, como por exemplo, rádio, revistas, jornal, TV, outdoor, entre tantos outros. Você irá perceber o quanto essa ferramenta é vantajosa. Ou seja, não só pelas inúmeras opções que oferece, como também pelo investimento, significativamente mais baixo. Além disso, vale ressaltar a flexibilidade que você irá possuir. Isso porque, você controla os gastos de acordo com o seu budget, ou seja, o seu orçamento para este investimento. Em contrapartida, possuir a medição exata que as pessoas terão com esses outros meios de propagar seus produtos e serviços, é praticamente impossível.
Outro ponto positivo nesta plataforma, é a não obrigação de assinar um contrato de longo prazo. Ou seja, você possui o poder de ajustar seu orçamento de publicidade ou até mesmo interromper a exibição de anúncios. O Google Ads funciona com praticamente qualquer orçamento de publicidade. Portanto, conforme a variação de seu orçamento, a plataforma irá mostrar os resultados que você irá alcançar.
Algumas histórias de sucesso com o Google Ads
Veja aqui algumas de várias histórias de sucesso que o Google Ads proporcionou. Estes vídeos foram feitos pelo próprio canal do Google Ads, como uma forma de influenciar novos empreendedores.
No Bones é um açougue vegano. Ao propor um novo conceito de negócio, as pessoas não entendiam o que era. O desafio era levar os clientes à loja física para mostrar os produtos e como são feitos. Ao anunciar no Google, eles conseguiram alcançar os usuários que pesquisavam por “churrasco vegano” e outras buscas relacionadas, e conseguiram atingir um novo público-alvo. Como resultado, eles notaram mais visitas à loja e estão planejando abrir novas lojas em outras cidades. Assista ao vídeo e conheça a história do No Bones.
Além do No Bones, o Google Ads proporcionou ao Marcio Luis da Silva um aumento significativo de alunos para suas aulas de tênis. Ele é professor de tênis há 25 anos. Há três anos, viu o número de alunos despencar, mas encontrou uma saída. Motivado por um amigo, reformulou o site e investiu no Google Ads. Marcio passou a anotar quantas pessoas o telefonam por terem visto o número do celular em sua página da Internet. “Nos últimos três meses, tive muita procura. O número de ligações aumentou 4 vezes em 90 dias”, conta. “Cheguei a ficar só com 20 alunos e hoje, são mais de 40 por mês. Assista ao vídeo e conheça a história do Marcio.
Google ads palavras chaves?
Primeiramente, você deve ter percebido que comentamos bastante sobre as palavras-chave aqui em nosso post, afinal, porque tantas vezes? Reconhecer a palavra-chave para seus anúncios é de suma importância na plataforma do Google Ads. Isso porque, encontrá-la fará com que todos os seus anúncios se encaixem com seu orçamento. Portanto, isto se torna fundamental para o sucesso das suas campanhas.
Dentro da própria plataforma você possui uma ferramenta que se chama Google Keyword Planner, ou Planejador de Palavras-chave do Google. Nela, você pode pesquisar palavras ou frases relacionadas aos seus produtos ou serviços. Além disso, a plataforma fornece relatórios e insights, permitindo acompanhar o desempenho e os custos do anúncio. Como orientação, você sempre deve pensar que o seu público-alvo estará buscando algum serviço ou produto. Portanto, se imagine como um cliente e utilize palavras que você, como cliente, usaria para pesquisar. Por exemplo, se você estivesse tentando comprar uma ferramenta, o que escreveria na caixa de pesquisa do Google?
Por fim, ao chegar na resposta, você, provavelmente, irá ter uma ideia de exatamente qual deve ser sua palavra-chave. Além disso, vale ressaltar que a palavra-chave não precisa ser, necessariamente, uma única palavra. Além disso, você poderá selecionar a categoria que o seu produto se encaixa, se encontrar uma opção correspondente.
Você pode tentar frases-chave, levando em conta, por exemplo, tendências do momento. Uma vez que, o próprio Google também oferece o Google Trends, onde você pode pesquisar locais, pessoas e assuntos que estão recebendo uma maior atenção. Além disso, vale a pena vincular seu site com uma outra ferramenta, o Google Analytics, a qual pode indicar a você o que as pessoas procuram em seu site. Portanto, permitindo que você otimize o mesmo para conseguir este maior fluxo de pessoas.
Considere utilizar tipos de combinação
Ou seja, você, está precisando contratar um determinado número de programadores. Portanto, você cria uma landing page e uma nova campanha, visando direcionar candidatos para preencher as vagas necessárias. Por landing page, podemos entender como uma página que visa a conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Além disso, podem ser conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão. Ou seja, elas são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.
Bom, dito isso, você começa a divulgação, diversos programadores irão surgir. No entanto, você percebe que eles são programadores web. Ou seja, diferente do que você está precisando, você procura por um programador java. Portanto, aqui o problema não foi só a palavra-chave, porém, a combinação que poderia ter sido utilizada para melhorar a filtragem.
Você pode criar uma lista de combinações personalizada. Para isso, saiba que o Google Ads conta com três tipos primários de combinação:
- Combinação ampla: Funciona com qualquer palavra relacionada com a que você optou;
- Combinação de frase: Funciona quando a palavra é usada como parte de uma frase;
- Combinação exata: Funciona apenas para a palavra selecionada.
Seguindo essa lógica, a combinação ampla vai trazer um grande número de pessoas, enquanto a combinação exata vai selecionar o mínimo de pessoas. Portanto, como dica, você deve encontrar o meio termo entre estes três tipos de combinação para aproveitar ao máximo o seu investimento. Por exemplo, se você optar por acessar o menor número de pessoas possível, seu negócio pode não conseguir crescer.
Como se dá as combinações dessas palavras?
Se existir um número grande de pessoas, pode ser que o investimento tenha que ser muito alto (cliques inúteis), e isso não é o que o investidor está procurando. Portanto, como você pode chegar a um meio termo? Aqui vai mais uma dica. Ou seja, vamos mostrar como você pode escrever cada uma dessas combinações:
Combinação ampla: + programador + java
Combinação de frase: “programador java”
Combinação exata: [programador java]
Tente fazer uma mistura destes três tipos de combinação para garantir uma boa variedade de termos de pesquisa. Isso porque, é essencial, mesmo dando lances por palavras-chave, você estará pagando por termos de pesquisa. Estas são as palavras que estão sendo pesquisadas por pessoas que estão utilizando a busca do Google, quando seu anúncio é visualizado.
Caso você queria ver todas as opções de termos que você está pagando no momento, abra a aba Keywords. Uma vez que, você pode procurar o relatório Search Terms e ver todos estes termos, mesmo que não tenha adicionado-os à sua campanha. Uma vez que, você pode estar desperdiçando dinheiro com termos completamente irrelevantes (como o caso citado acima).
No entanto, existe uma opção para este problema. Utilize as palavras-chave negativas. Ou seja, para que você exclua todos os termos que estão prejudicando sua campanha.
Como é a rede de pesquisa do Google Ads?
A rede de pesquisas do Google Ads é um grupo de sites relacionados a pesquisa onde seus anúncios podem ser exibidos. Ou seja, quando você anuncia na rede de pesquisa, o anúncio pode aparecer ao lado dos resultados da pesquisa. Além disso, em outros sites do próprio Google, por exemplo o Maps, o Shopping e o Imagens. A rede de pesquisa faz parte da Rede do Google, nome que designa todos os aplicativos e páginas da Web onde os anúncios são exibidos.
Seus anúncios podem ser exibidos com os resultados de pesquisa do Google e em outros sites de pesquisa quando as palavras-chave são relevantes para a pesquisa do usuário.
Tipos de anúncio na rede de pesquisa
Alguns tipos de anúncios na rede de pesquisa podem ser encontrados como, por exemplo, texto, dinâmicos e anúncios só para chamadas. Uma vez que esses são os tipos mais comuns de anúncio na Rede de Pesquisa. Eles são exibidos com um rótulo “Anúncio” ou “Anúncios” na página de resultados de pesquisa e podem ter um rótulo “Anúncios do Google” em sites parceiros. Além disso, eles costumam incluir extensões de anúncio, que permitem que os anunciantes exibam nos anúncios detalhes da empresa, como local e número de telefone.
Além disso, há também os anúncios do Shopping, que são os anúncios que exibem produtos à venda e contem links para eles. Podem ser identificados como “Patrocinados” também. Quanto aos anúncios gráficos e em vídeo, os parceiros de pesquisa podem hospedar os próprios anúncios gráficos e em vídeo.
Rede de Display do Google Ads
Os anúncios da rede de display do Google são basicamente ‘anúncios de imagem.’ Ou seja, estes anúncios muitas vezes aparecem em sites que não pertencem ao Google, com exceção de alguns sites do próprio Google. Além disso, é possível fazer anúncios no mesmo formato dos anúncios de busca na rede de display do Google. No entanto, a maioria das pessoas que utiliza anúncios de display faz isso porque desejam usar anúncios com muitas imagens.Veja abaixo um anúncio de display, encontrado no site da Forbes.com.
O anunciante que utiliza essa rede conta com um alcance muito grande do público. E ainda pode chegar até ele de diversas maneiras, pelo canal que mais o interessa. Além disso, você pode chegar até seu público através de artigos como este, através de vídeos, gráficos ou outras formas que sua criatividade (e plataforma) permitir.
Por exemplo, imagine que um motociclista está pesquisando no Google por um tipo específico de capacete, afim de se sentir confortável e protegido. Com isso, ele entra em um blog que está na primeira página do Google. Neste blog, ele encontra o capacete que ele estava procurando, no entanto, é um modelo específico. Porém, neste mesmo blog, há um anúncio do Google Ads, que direciona para uma loja que possui este mesmo modelo que ele procura.
Portanto, esse anúncio possui uma grande chance de converter, ou seja, o motociclista efetuar a compra. Vale ressaltar que você pode detalhadamente em quais tipos de sites e tipos de conteúdos você quer seus anúncios. Além disso, vale estudar detalhadamente seu público-alvo, afim de aumentar as vendas.
Em relação ao design dos seus anúncios
Se por acaso sua empresa não tem orçamento disponível para contratar um ótimo designer, e você também não tem ideia de como fazer a arte, você estaria diante de um obstáculo. No entanto, o próprio Google Ads ajuda você nesta tarefa! A plataforma oferece aos usuários a opção de gerar anúncios na Rede de Display utilizando conteúdo do próprio site ou Landing Page. Além disso, ele também vai lhe ensinar todo o processo para fazer anúncios no tamanho e maneira que desejar.
Recebendo o cupom do Google Ads
Aqui vai uma dica especial da GoMake para você que está iniciando no mundo dos anúncios! O Google possui uma campanha para novas contas vinculadas no Google Ads, que lhe darão um estímulo para investir nesta plataforma. Portanto, o Google oferece 3 meses de suporte com atendentes da própria empresa para novas contas. Além disso, podem até enviar um cupom de R$100 para você investir em seus anúncios. Caso esteja se perguntando, este é um ótimo valor para se iniciar suas campanhas publicitárias dentro do próprio Google. Vamos deixar o Link aqui para que você informe seu e-mail ao Google e receba o seu cupom! Vale lembrar que você precisa ativar e você ira ganhar um crédito de até R$100 pelo que você gastar no Google Ads durante 31 dias, exemplo: Investiu/gastou R$ 100,00 em 31 dias? Ganhou R$ 100,00!
Agora você já sabe o que é o Google Ads, como ele funciona e o que você pode fazer nessa plataforma gigantesca. É hora de colocar as mãos à obra! Alias, não pense que basta criar uma campanha de publicidade e esperar para garantir o seu sucesso digital, viu? Para produzir conteúdo de sucesso é importante estar atento para a otimização do seu site, de suas campanhas e também sempre prestar atenção aos detalhes!
Ficou confuso, preocupado, apreensivo? Não se preocupe! Entre em contato com a GoMake, nós podemos garantir seu sucesso digital, não perca mais tempo!